Os media – entre imprensa e entretimento – são o primeiro espelho de uma sociedade em transformação, dos seus movimentos, das suas flutuações.

A investigadora Helena Vicente, na sua dissertação de mestrado, concluiu que o sistema de distribuição étnico-racial na televisão portuguesa é profundamente desigual, sendo que, no período entre 1992 e 2017, apenas 38 profissionais negros exerceram funções.

A democratização de lugares de fala é o primeiro passo na construção de um imaginário colectivo inclusivo e aberto e, até que essa realidade seja amplamente difundida pelos meios de comunicação, o papel da Muxima constrói-se também por iluminar o entrançado desigual que separa etnias, géneros e direitos.

A mudança profunda faz-se também nos sítios comuns, nas mensagens subvertidas, e os conteúdos mediáticos podem ser também um agente de transformação e educação.

Jantar Indiscreto

O que é o que o nosso comportamento imediato diz sobre os nossos mais profundos preconceitos e estereótipos?

O programa “Jantar Indiscreto” pretende descodificar, tornar acessíveis e relacionáveis temas tabu com o objetivo de ajudar a desmistificar estigmas e preconceitos. É também um exercício de debate entre os vários participantes sobre o ponto em que se encontra a nossa sociedade e de que forma somos todos agentes de mudança e transformação.

Black Excellence Talk Series

Black Excellence é uma plataforma global de promoção e unidade das comunidades negras. Esta série de conferências com oradores conceituados pretende discutir questões ligadas a estas comunidades de forma a contribuir para a reflexão de questões sociais, políticas e económicas, ajudando a alavancar e a distinguir ideias, projetos e personalidades, tantas vezes invisibilizadas apenas pela cor da pele ou pelo seu pensamento afro-centrado.